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15 Dicas para montar uma academia de sucesso

Confira essas dicas matadoras para montar uma academia de sucesso!

15 Dicas para montar uma academia de sucesso

Confira 15 dicas para montar uma academia de sucesso. Investir no próprio negócio é a melhor maneira de alcançar a satisfação profissional e pessoal, além disso, espaços relacionados à beleza e saúde são os que mais rendem lucro aos empreendedores!

O hábito de frequentar a academia está cada vez mais comum entre os brasileiros. O público para este tipo de negócio é muito amplo, a academia deixou de ser um espaço frequentado por jovens e passou a ser universal, com adeptos de todas as idades e classes sociais em busca dos mais variados resultados para o corpo e saúde em geral.

Investir na área é uma grande oportunidade de faturar, mas como qualquer outro projeto, abrir uma academia exige planejamento, só assim é possível evitar prejuízos e diminuir a possibilidade do negócio não dar certo.

1.Escolha uma boa localização
A academia deve ficar localizada em lugares estratégicos. Não deve haver outras academias na região escolhida, competir com quem já está há muito tempo no mercado pode ser arriscado. Além disso, é preciso dar preferência para locais com grande movimentação de pessoas diariamente e de fácil acesso, como avenidas e ruas principais.

2.Conheça o perfil dos clientes
A partir da definição do local, é possível ter noção do perfil dos clientes. É necessário avaliar se as pessoas que frequentaram a sua academia serão na grande maioria jovens ou idosos, com alto ou baixo poder aquisitivo, os hábitos e costumes das pessoas daquela região. Todas as informações são fundamentais para montar um estabelecimento que atenda as necessidades da maioria.

3.Fique atento às condições do imóvel
O imóvel escolhido para montar a academia deve ter uma boa estrutura, afinal, o estabelecimento irá comportar uma grande quantidade de pessoas e equipamentos. Além da instalação elétrica em ótimas condições e disponibilidade de várias tomadas, é preciso que o local tenha boa iluminação e seja bem ventilado.

4.Cumpra com as exigências legais
Antes de colocar a academia em funcionamento, é necessário cumprir todas as exigências legais para abrir um negócio. O ideal é contratar um contador para legalizar a sua empresa na Junta Comercial, Secretaria da Receita Federal (CNPJ), Secretaria Estadual da Fazenda, Prefeitura Municipal (Alvará), Entidade Sindical Patronal (Para o recolhimento obrigatório da contribuição), Caixa Econômica Federal (Cadastro INSS/FGTS), Corpo de Bombeiros Militar e registro do estabelecimento no CONFEF.

5.Contrate bons profissionais
Não é obrigatório ser um Educador Físico para abrir uma academia, porém, é determinado por lei a permanência de profissionais regularmente registrados no Conselho Regional de Educação Física para orientar e prestar assistência aos clientes. Também é indispensável à contratação de auxiliares de serviços gerais, assistentes administrativos e atendentes.

6.Defina a estrutura da academia
A estrutura completa da academia deve ser definida de acordo com o perfil do público alvo, quanto mais diferenciais, maior o investimento necessário e consequentemente, maior o valor das mensalidades. A área escolhida deve ser superior a 250m², sendo composta por: recepção, sala administrativa, sala de avaliação física, espaço para aquecimento/alongamento, espaço para ginástica, espaço para musculação com aparelhos, vestiários femininos e masculinos com espaço para armários.

Se a intenção for se diferenciar dos demais estabelecimentos, o empreendedor também pode optar por acrescentar: loja de produtos fitness, lanchonete, sala de visitas, espaço de recreação para crianças, espaço voltado para beleza e estética, estacionamento próprio.

7.Invista em bons equipamentos
A academia necessita de diversos tipos de equipamentos, eles podem ser classificados como esportivos e administrativos. O preço dos equipamentos não pode ser considerado como fator principal, é essencial priorizar a qualidade para evitar prejuízo e conquistar a confiança dos usuários.

8.Organização da empresa
Além de disponibilizar equipamentos de qualidade, a academia também deve oferecer suporte profissional necessário ao cliente e auxiliar que ele conquiste seus objetivos ao contratar os serviços. O empreendedor deve definir a forma de pagamento, que pode ser mensal, diária ou por associação. Todo cliente muito bem recepcionado, matriculado e avaliado pelos educadores físicos antes de iniciar qualquer sequência de treinamentos.

A parte administrativa também tem papel importante para o sucesso da academia. A gerência deve controlar o faturamento, investimento e administração de pessoal, já os demais tipos de assistentes ficam responsáveis por comprar, manter o estoque, limpeza e manutenção de equipamentos.

9.Automação
É um grande diferencial entre as academias atualmente, a automação inclui serviços como a biometria, para registrar a frequência dos clientes e softwares para uso da administração, que facilitam o serviço e o controle em diversos tipos de atividades no escritório.

10.Investimento total --> O investimento inicial para abrir uma academia é de no mínimo 165 mil reais, incluindo apenas a mobília, utensílios, reparos no local de instalação e despesas fixas dos primeiros meses. Vale lembrar que o capital de giro conquistado ao longo da evolução do negócio é suficiente para arcar com despesas futuras.

11.Custos
Antes de iniciar as atividades da academia é necessário saber quais são as despesas fixas mensais, só assim é possível definir o valor correto das mensalidades, por exemplo. O custo inclui conta de água, luz, telefone, internet, salários, comissões, encargos, refeições, seguro, limpeza, manutenção e assessoria contábil. O valor total estimado é de aproximadamente 20 mil reais.

12.Oferta de Pacotes
Para agregar valor e atrair cada vez mais clientes, uma boa opção é fazer pacotes com preços acessíveis incluindo todos os serviços oferecidos pela academia, como: musculação, ginástica, artes marciais, dança, entre outros.

13.Serviços a domicílio
Os serviços a domicílio ampliam e facilitam o acesso de clientes a academia. O personal trainer pode ser contratado através da academia para, realizar o seu trabalho em academias residenciais, de condomínios ou inclusive, para orientar profissionais em empresas, como em ginasticas laborais e treinamentos.

14.Divulgação --> A divulgação é muito importante para atrair clientes, além de divulgar a inauguração, o empreendedor tem que estar preparado para um alto investimento com divulgação pelo menos nos seis primeiros meses de funcionamento. A maneira depende da cultura de cada região, porém, entrega de panfletos próximo ao estabelecimento, anúncios em rádios e uma página na internet, são as mais indicadas.

15.Participe de eventos
Para satisfazer os clientes e aperfeiçoar cada vez mais os serviços prestados pela academia, o empreendedor deve reservar parte do seu tempo livre para participar de eventos sobre negócios e empreendimentos na área esportiva ou relacionada à saúde.

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